Como reduzir os sintomas do TDAH?

Além do tratamento tradicional, como terapia comportamental e medicamentos, a atividade física tem se mostrado uma estratégia eficaz no gerenciamento dos sintomas do TDAH.
As intervenções de educação física têm mostrado potencial para melhorar os sintomas relacionados ao TDAH, particularmente os sintomas de desatenção (Xie Y, Gao X, Song Y, Zhu X, Chen M, Yang L, Ren Y. Effectiveness of Physical Activity Intervention on ADHD Symptoms: A Systematic Review and Meta-Analysis. Front Psychiatry. 2021 Oct 26;12:706625. doi: 10.3389/fpsyt.2021.706625. Erratum in: Front Psychiatry. 2021 Dec 06;12:806241. Erratum in: Front Pediatr. 2023 Jan 09;10:1095727. PMID: 34764893; PMCID: PMC8575983.)
Em outro estudo observou-se que crianças com TDAH praticam menos atividade física em comparação com aquelas sem diagnóstico, de acordo com um estudo usando dados da Pesquisa Nacional de Saúde Infantil (Mercurio, L. Y., Amanullah, S., Gill, N., & Gjelsvik, A. (2021). Children With ADHD Engage in Less Physical Activity. Journal of Attention Disorders, 25(8), 1187–1195. https://doi.org/10.1177/1087054719887789).
Essas intervenções têm efeitos benéficos nas funções executivas em crianças com TDAH, particularmente nos domínios da mudança e da memória de trabalho. (1. Varigonda AL, Edgcomb JB, Zima BT. The impact of exercise in improving executive function impairments among children and adolescents with ADHD, autism spectrum disorder, and fetal alcohol spectrum disorder: a systematic review and meta-analysis. Arch Clin Psychiatry (São Paulo) [Internet]. 2020Sep;47(5):146–56. Available from: https://doi.org/10.1590/0101-60830000000251)
Os Benefícios da Atividade Física para o TDAH
Redução dos sintomas de depressão e estresse
A realização de atividade pode reduzir o início, a incidência e a gravidade da depressão, bem como mitigar o estresse e a ansiedade. (Kemel PN, Porter JE, Coombs N. Improving youth physical, mental and social health through physical activity: A Systematic literature review. Health Promot J Austr. 2022 Jul;33(3):590-601. doi: 10.1002/hpja.553. Epub 2021 Nov 15. PMID: 34735738.)
Redução da Impulsividade
Adultos com TDAH que praticam atividades físicas aeróbicas frequentes relatam significativamente menos impulsividade comportamental. (Abramovitch A, Goldzweig G, Schweiger A. Correlates of physical activity with intrusive thoughts, worry and impulsivity in adults with attention deficit/hyperactivity disorder: a cross-sectional pilot study. Isr J Psychiatry Relat Sci. 2013;50(1):47-54. PMID: 24029111.)
Redução dos sintomas da ansiedade
A atividade física pode ser uma abordagem útil para tratar os sintomas de ansiedade em crianças e jovens. (Carter T, Pascoe M, Bastounis A, Morres ID, Callaghan P, Parker AG. The effect of physical activity on anxiety in children and young people: a systematic review and meta-analysis. J Affect Disord. 2021 Apr 15;285:10-21. doi: 10.1016/j.jad.2021.02.026. Epub 2021 Feb 8. PMID: 33618056.)
Melhoria da Função Executiva
Essas intervenções têm um efeito positivo significativo na melhoria da função executiva em pessoas com distúrbios do neurodesenvolvimento. (Sung, MC., Ku, B., Leung, W. et al. The Effect of Physical Activity Interventions on Executive Function Among People with Neurodevelopmental Disorders: A Meta-Analysis. J Autism Dev Disord 52, 1030–1050 (2022). https://doi.org/10.1007/s10803-021-05009-5).
Aumento de emoções positivas
A atividade física pode levar a emoções positivas, incluindo a liberação de endorfinas, que podem contribuir para um efeito positivo durante o exercício (Feig EH, Harnedy LE, Golden J, Thorndike AN, Huffman JC, Psaros C. A Qualitative Examination of Emotional Experiences During Physical Activity Post-metabolic/Bariatric Surgery. Obes Surg. 2022 Mar;32(3):660-670. doi: 10.1007/s11695-021-05807-x. Epub 2021 Nov 20. PMID: 34800251; PMCID: PMC8605775.).
Dicas para Incorporar Atividade Física no Dia a Dia
Escolha uma Atividade que Goste
Opte por atividades físicas que sejam prazerosas e que você goste de fazer. Pode ser dança, natação, caminhada, ciclismo ou qualquer outra atividade que lhe proporcione prazer e motivação
Defina Metas Realistas
Estabeleça metas de atividade física que sejam alcançáveis e adequadas às suas condições físicas. Comece com pequenos passos e, gradualmente, aumente a intensidade e a duração dos exercícios.
Encontre um Parceiro de Exercícios
Ter um parceiro de exercícios pode trazer motivação e tornar a prática de atividades físicas mais divertida. Procure um amigo, um familiar ou participe de grupos de exercícios para encontrar pessoas com interesses semelhantes.
Incorpore a Atividade Física na Rotina
Reserve um tempo específico para a prática de atividades físicas, assim como você reserva para outras atividades diárias. Considere incluir essas na sua rotina matinal ou após o trabalho.
Experimente Diferentes Modalidades
Varie as atividades físicas para evitar o tédio e manter a motivação. Experimente diferentes modalidades esportivas, aulas de fitness ou até mesmo exercícios ao ar livre para descobrir qual se encaixa melhor com suas preferências
Conclusão
A atividade física desempenha um papel significativo no gerenciamento dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além de melhorar o foco, a atenção e reduzir a hiperatividade e a impulsividade, traz benefícios emocionais e melhora a função executiva. Ao incorporar essasno dia a dia, escolhendo atividades prazerosas, definindo metas realistas e fazendo da prática de exercícios uma rotina, as pessoas com TDAH podem experimentar uma melhoria significativa em seu bem-estar geral. Lembre-se de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios e escolher atividades adequadas ao seu nível de condicionamento físico.
Referências
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2021.706625/full
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1087054719887789
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34735738/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24029111/
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165032721001427?via%3Dihub
https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-021-05009-5#citeas
https://link.springer.com/article/10.1007/s11695-021-05807-x