Como melhorar o apoio social com TDAH?

O apoio social desempenha um papel fundamental no gerenciamento dos sintomas do TDAH (Pojanapotha, P., Boonnag, C., Siritikul, S. et al. Helpful family climate moderates the relationship between perceived family support of ADHD symptoms and depression: a conditional process model. BMC Psychol 9, 112 (2021). https://doi.org/10.1186/s40359-021-00615-5)
A falta de uma rede de apoio foi identificada como um dos temas que afetam a qualidade de vida de adultos com TDAH. (Adamou, M. and Jones, S. (2020) Quality of Life in Adult ADHD: A Grounded Theory Approach. Psychology, 11, 1794-1812. doi: 10.4236/psych.2020.1111113)
Ter um sistema de apoio sólido e compreensivo pode fazer uma diferença significativa na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas com TDAH (Ragnhildur, Bjarkadóttir. (2017). Quality of life and coping mechanisms among adults with ADHD)
Compreensão e Aceitação
Um dos aspectos mais importantes do apoio social é a compreensão e aceitação dos sintomas e desafios enfrentados pela pessoa. Ter pessoas ao redor que entendam a natureza do transtorno, suas dificuldades e suas necessidades específicas pode criar um ambiente de apoio e empatia. Isso proporciona um espaço seguro para expressar emoções, compartilhar experiências e receber o suporte necessário.
Educação e Informação
O apoio social também desempenha um papel crucial na educação e na disseminação de informações sobre o transtorno. Amigos, familiares, educadores e colegas de trabalho podem se envolver no processo de aprender sobre o transtorno, seus sintomas e suas implicações. Compreender como o TDAH afeta a pessoa e como é possível apoiá-la de maneira eficaz é fundamental para promover a inclusão e o bem-estar
Suporte Emocional
O suporte emocional desempenha um papel vital na vida das pessoas . A condição pode causar frustração, ansiedade e baixa autoestima, e ter uma rede de apoio que ofereça suporte emocional pode ajudar a enfrentar esses desafios. O simples ato de ouvir, encorajar e validar os sentimentos da pessoa com TDAH pode fazer uma diferença significativa em sua jornada de gerenciamento da condição.
Apoio Prático
Além do suporte emocional, o apoio prático também é fundamental no gerenciamento do TDAH. Isso pode incluir ajudar a pessoa a estabelecer rotinas, criar estratégias de organização, lembrar compromissos importantes e fornecer incentivo para a conclusão de tarefas. Ter alguém que esteja disposto a auxiliar nas demandas práticas do dia a dia pode aliviar o estresse e permitir um melhor funcionamento.
Grupos de Apoio
Participar de grupos de apoio específicos para pessoas com TDAH pode ser extremamente benéfico. Esses grupos oferecem a oportunidade de se conectar com outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes, compartilhar experiências, obter orientação e aprender estratégias eficazes de gerenciamento. A sensação de pertencimento e a troca de conhecimento podem ser empoderadoras e encorajadoras na jornada da pessoa.
Comunicação Aberta
A comunicação aberta e honesta é essencial no apoio social. Encorajar um ambiente onde a pessoa com TDAH se sinta à vontade para expressar suas necessidades, desafios e sucessos é fundamental. Isso permite que a pessoa se sinta compreendida, ouvida e apoiada em suas metas e aspirações.
Conclusão
O apoio social desempenha um papel crucial no gerenciamento do transtorno do Déficit de Atenção. Compreender, aceitar e apoiar emocional pode fazer uma diferença significativa em sua qualidade de vida e bem-estar geral. O apoio social oferece uma rede de suporte, encorajamento e compreensão, promovendo a inclusão, a autoestima e o desenvolvimento saudável. Ao criar um ambiente de apoio e solidariedade, é possível ajudar as pessoas com TDAH a enfrentar os desafios e a alcançar seu potencial máximo.
Referências
https://bmcpsychology.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40359-021-00615-5#citeas
https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=104541
https://skemman.is/bitstream/1946/28712/2/Quality%20of%20Life%20and%20Coping%20Mechanisms%20Among%20Adults%20with%20ADHD%20-%20RB.pdf